Complexo Madrepérola - Centro Comercial, Esportivo, Guarda Náutica, Garagem e Zeladoria

A última versão, do projeto para o Centro Comercial, Esportivo, Guarda Náutica, Garagem e Zeladoria incorporou, por solicitação do contratante,  quadras de Padel e Tenis, pista de Skate, salas para ginástica, áreas abertas e cobertas, etc., o que de acordo com o conceito de "terraço jardim", adotado em todo o projeto, foi destinado para cobertura do edificio, portanto com vista para o mar, favorecida pela topografia.

A ideia central do projeto, em temos compositivos é a criação de uma circulação aberta/coberta junto à fachada principal ao leste e ao longo de todo o Centro Esportivo no sentido Leste - Oeste. Esta circulação, alinhada geometricamente com a passagem de pedestres, cria um sistema de circulação, em todos os pavimentos,  e áreas de estar protegidas do sol em dias de excesso de calor e eventualmente da chuva, ao mesmo tempo que organiza espacialmente e visualmente todo o conjunto, composto de elementos muito heterogêneos como as canchas, skate, etc.  Junto a fachada principal, esta cobertura associada a um peitoril "prateleira" para apoiar garrafas de água, copos etc.. Cria uma zona de estar aprazível, junto as canchas de padel e pista de skate,  com vista para o condomínio ao mesmo tempo que arremata e uniformiza a relação do Centro Esportivo com a fachada principal;

Na parte posterior, junto a fachada Oeste, que se volta à serra, relacionada às canchas de tênis, surge nova área de estar na forma de pequena praça, ladeada pelo bar, salas de ginástica, sanitários/vestiários e as quadras de tênis, criando assim novo espaço de encontros e convivência para este público em particular.

Por fim a previsão de salas cobertas e fechadas para atividades esportivas como aulas de Aeróbica, Pilates, Body-Jump, Ioga e outros, complementa as áreas de musculação previstas no Clube Social, junto ao mar e salas de múltiplo uso previstas na cobertura do hotel.

No pavimento téreo e mezanino, na fachada principal a destinação de pequeno comércio e serviços, destinados prefencialmente a peixaria, padaria, mini mercado, revisteria e outros serviços diários, típicos de Santa Carina, como apoio a comunidade local e usuários do Complexo. 

As Gagens de automóvel, complementam as vagas destinadas a cada Loft do Complexo e também para visitantes, com conexão exclusiva para os moradores através da passarela.

Toda a habitação destinada a zeladoria do Complexo fica localizada nesta edificação, o que dá também segurança a Guarda Náutica. A Guarda Náutica destinada aos moradores do condomínio, foram projetadas para abrigarem lanchas, barcos a motos, baleeiras, e pequenos barcos a vela, com mastro retrátil, O espaço tem facil conexão a rua de acesso ao mar, onde está o Clube Náutico do Complexo.


Projeto de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e coordenação dos projetos complementares - 2007 / 2017

MooMAA - Moojen & Marques Arquitetos Associados

Arq. Moacyr M. Marques, Arq. Sergio M. Marques

Carlos Maximiliano Fayet (in memorian)

Colaboração: Arq. Barbara Mello, Arq. Valentina M. Marques, Arq. Mariana Wilkens, Arq. Monica Luce Bohrer, Acad. Lucas C. M. Marques, Acad. Gabriel Oshida.

Proprietários

Familia Fayet, Forma Espaços Imobiliários, Imobiliária Faggion

Empreendimento, Incorporação e Comercialização

Forma Espaços Imobiliários

Eng. Paulo Pompermayer

Col. Arq. Fernando Pasquali

Imobiliária Faggion

Francisco Faggion

Impacto Ambiental

Brasil Pinto Advocacia Ambiental e Empresarial

Adv. Antônio Carlos Brasil Pinto, Biol. Rafael Grazieira Perin, Eng. Agr. Hugo Mazon, Geog. Carolina Helena Rosa, Arqueol. Maria Madalena Velho do Amaral, QMC Laboratório de Análises

Topografia

MAFRA Topografia e CGPlan Serviços Topográficos

Projetos Complementares

Forma Espaços Imobiliários

Fotos Sergio M. Marques, 2009

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 999846713 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA