Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC - Incubadora Tecnológica

Incubadora Tecnológica

Localização e Acessos

 

Prédio em forma de “H” podendo configurar dois prédios , atendendo o edital, com eixo de rebatimento passando pela administração, localiza-se na unidade paisagística N° 1 setor industrial, entre as vias, principal, secundária e zona do banhado, praticamente no centro da área do Parque.

Rigorosamente disposto, segundo o eixo de simetria, na direção norte, sul, tangencia o prolongamento do alinhamento oeste da rua interna do prédio de apoio administrativo.

Seus acessos levam, diretamente às unidades, a partir das vias limítrofes ou à estas e a administração do prédio desde os estacionamentos adjacentes.

 

Idéia do Projeto - Estrutura

 

Trata-se de prédio com características próprias de uso industrial, de pavimento único, podendo ser edificado em dois momentos, abrigando módulos industriais com 100,00m² de área, viáveis de serem interligados, portanto ampliados, mediante operações simplificadas e dotados de iluminação natural zenital.

As unidades modulares ampliáveis, a intenção de resguardar o conceito espacial do prédio administrativo da CIENTEC, característica marcante da tipologia edilícia, local, encaminharam a proposta da estrutura e do partido, desenhando volumes compactos, vinculados por passarela que adentra-os conduzindo a natureza e prolongando-se na área interna definida pelos próprios módulos, ligando-os, todos entre si a administração e serviços.

A estrutura e as vedações constituem um sistema construtivo de pré moldados em concreto, montados no terreno, com pilares de 45x45cm e 45x37,5cm em 10x10m, módulos industriais, ou múltiplos destes, que se articulam com vigas calhas ou de bordo, acima das quais é disposta a cobertura em forma de Shed, com projeção metálica.

O conjunto é externamente vedado por meio de placas de concreto parafusadas nos pilares, com quatro medidas iguais , na vertical e três na horizontal, todas exatamente iguais, com as inferiores fixadas no lado interno e as demais (maioria) no exterior, afim de permitir a ventilação cruzada dos módulos.

As divisórias internas, capazes de remoção para fins de interligação, e as aberturas, serão padronizadas em metal, ajustando-se aos espaços indicados entre as placas e os pilares, permitindo modificações nas faces externas dos módulos com a substituição de uma ou mais placas por aberturas (portas ou janelas), conforme a necessidade dos arranjos internos.

Na parte administrativa e sanitários, face as peculiares condições do programa, as vedações, internas e fachadas externas norte e sul, serão de tijolos à vista, cobertura metálica curva com telhas de alumínio, passarela com cobertura de estrutura metálica e vedação de acrílico ou policarbonato, suspensa por cabos nas vigas da estrutura, ou placas de ferro quando externa ao prédio.

 

Moacyr Moojen Marques, 1999


Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC

Projeto Classificado em 1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999

Promotor/Contratante:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Tecnologia do Estado. Fundação de Ciências e Tecnologia - CIENTEC

PROJETO PARA O CONCURSO, 1999

 

Projeto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico

MooMAA  Moojen & Marques Arquitetos Associados Ltda.
Arqs. Moacyr Moojen Marques, Léo Ferreira da Silva,. José Carlos Marques, Sergio Moacir Marques.

 

Colaboração
Arq. Valéria Odriozola Peralta, Acad. Francine Ramil
Acad. Alessandra Delazeri, 

 

Maquete Eletrônica
Arq. Ângela Bürgel
Arq. Tiago Deferrari


Assessoria nos projetos de Engenharia e Agronomia


Sistema Viário, Sistemas Hidrosanitários, Sistemas Elétricos e Instalações Gerais

Magna Engenharia Ltda.
Engs. Adejalmo F. Gazen,  Jacira E. de Oliveira, 
João P.Schleder, Mauro A. B. Vandrame, Luiz E. Piazza.


Sistema de prevenção contra incêndio

Eng. Químico Cláudio A. Hansen

 

Agronomia e Meio Ambiente

 

Eng. Agrônomo Júlio C. Volpi   


Especificações e Orçamentos

Eng. Raul Rego Faillace                      

PROJETO PARA O “PARQUE TECNOLÓGICO CIENTEC” - CAMPUS EMPRESARIAL” 
 OUTUBRO DE 2003  À  ABRIL DE 2004

Projeto de urbanização, arquitetura das edificações, paisagismo, mobiliário urbano, comunicação visual dos elementos e espaços externos, comunicação visual dos espaços internos.

MooMAA  Moojen & Marques Arquitetos Associados Ltda.
Arqs. Moacyr Moojen Marques, José Carlos Marques,  Sergio Moacir Marques

Colaboração
Arqs. Mônica Bohrer,  Cristina Martins, Helena Bridi,  
Acad. Aline Skowronski

Maquete

Krebs Arquitetos Associados
Arq. Hilton Fagundes

Projeto de Sistema Viário 

Philos Engenharia Ltda.
Eng. Carlos Augusto Monser 

Projeto de Sistemas de energia elétrica, força e iluminação pública, sistema de drenagem e irrigação, sistema de esgotos sanitários, tratamento e deposição de resíduos sólidos, prevenção contra incêndios, sistema de comunicações, telefonia, TV, rádio, sonorização, rede de dados e fibra ótica. Projeto hidrosanitário e pluvial, elétrico e comunicações, segurança e prevenção contra incêndios, assessoria em condicionamento artificial das edificações.

SPM Engenharia Ltda.
Engs. Sérgio Schneider Moraes, Marcos Schneider, Marcelo Mansur Berny


Projeto de Estruturas 


Projeto de estrutura pré-fabricada em concreto

RG Projetos Avançados Ltda.
Engs. Renato José Borgatti Garcia, Gilberto Eugênio Bin                            

Projeto de Estruturas metálicas

Dytz Almeida  Engenharia e Arquitetura
Eng. Paulo Roberto Cunha de Almeida

BIBLIOGRAFIA

MARQUES, S. M.; ARAÚJO, C. L. G. ; LUZ, M. . Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo - Arquitetura de Concursos: 1984/2006. CD - ROM 1. ed. Porto Alegre: UniRitter, 2009.

MARQUES, M. M. ; MARQUES, S. M. ; MARQUES, J. C. ; SILVA, L. F. . Moojen & Marques vence concurso de Parque Tecnológico - Parque tecnológico da CIENTEC. São Paulo: Arco Editorial, 1999 (Projeto Arquitetônico).

PREMIOS E EXPOSIÇÕES

1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999.

VII Congresso Brasileiro de Arquitetos. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Rio Centro, Rio de Janeiro - RJ. 2003.

BR + CH Encuentro. Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil.  Universidad de Chile, Santiago do Chile, 2004.

Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil - Facultad de Arquitectura de la Universidad de Palermo - FAU/UP. Buenos Aires, 2004.

 

COSU- IAB/DN. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Porto Alegre, 2005.

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001,  FAU - UNISC, Santa Cruz do Sul - RS, 2005 .

VI Bienal Internacional de Arquitetura - Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. Pavilhão da Bienal, Ibirapuera, São Paulo - SP, 2005.

I Seminário DOCOMOMO Sul - Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. UniRitter, Porto Alegre - RS, 2006.

 

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. FAU/ULBRA, Santa Maria - RS, 2011.

Exposição ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MODELAGEM, MONITORAMENTO E ACERVO_ARQUITETURA DE CONCURSOS - 1954 / 2014. FA/UFSM, Santa Maria - RS, 2016.

 

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 32258938 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA