Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC

RESUMO DA MEMÓRIA DO PROJETO PARA O CONCURSO

Em relação ao Plano Diretor, os aspectos determinantes ao partido arquitetônico adotado foram:

Adequação às condições nativas do meio ambiente sob o ponto de vista ecológico, considerando as particularidades do terreno, hidrografia e vegetação nativa, intentando produzir condições para o estabelecimento da máxima bio‑diversidade, evitando‑se, o quanto possível, as áreas artificialmente tratadas bem como a implantação de espécies exóticas.

Distribuição espacial das atividades configurando a forma mais harmônica possível com o meio ambiente encontrado, articulado à soluções mais avançadas sob o ponto de vista tecnológico, estabelecendo uma relação de reciprocidade entre ecologia e tecnologia.

O conjunto urbanístico, em área de 25 há, é composto de lotes de 2.000 M2 dispostos em forma de tenaz, no perímetro da área, com amplas aberturas destinadas a permeabilidade com a paisagem circundante; lotes de 1.200 m2 destinado a implantação de laboratórios próximo ao condomínio industrial e área alagadiça reservada como receptáculo das águas de superfície e tratamento de esgotos, mais duas edificações destinadas ao apoio administrativo, localizada em platô‑belvedere na cota mais alta do terreno e o condomínio industrial respectivamente. O partido é estruturado segundo um sistema de eixos de composição que procuram articular os elementos desse projeto com o sistema viário, as edificações existentes e o contexto natural. Um eixo principal no sentido norte sul, ordena o sentido de entrada na área, através do edifício administrativo que faz as vezes de edifício pórtico, a partir do centro geométrico da avenida de acesso a área, existente, de forma circular.

O Condomínio Industrial com partido em "H", é constituído de duas fitas de aproximadamente 2.400m² cada, que abrigam recintos de 10,00m x 10,00m destinados a encubar pequenas empresas, conectadas por um núcleo de serviços comuns. Cada uma das alas das fitas abriga uma circulação interna configurada por uma passarela coberta que dá acesso de serviço a todos os módulos e conduz a zona de serviços. O sistema construtivo de pré‑fabricação em concreto da estrutura e das placas de fechamento, com sistemas de ventilação natural da PREMOLD e as coberturas metálicas em shed remetem a imagem clássica do pavilhão industrial moderno. O jardim interno e a passarela translúcida estabelecem o contraponto do espaço configurado pela edificação de domínio semi‑público.

Moacyr Moojen Marques e Léo Ferreira da Silva, 2003

 


Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC

Projeto Classificado em 1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999

Promotor/Contratante:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Tecnologia do Estado. Fundação de Ciências e Tecnologia - CIENTEC

PROJETO PARA O CONCURSO, 1999

 

Projeto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico

MooMAA  Moojen & Marques Arquitetos Associados Ltda.
Arqs. Moacyr Moojen Marques, Léo Ferreira da Silva,. José Carlos Marques, Sergio Moacir Marques.

 

Colaboração
Arq. Valéria Odriozola Peralta, Acad. Francine Ramil
Acad. Alessandra Delazeri, 

 

Maquete Eletrônica
Arq. Ângela Bürgel
Arq. Tiago Deferrari


Assessoria nos projetos de Engenharia e Agronomia


Sistema Viário, Sistemas Hidrosanitários, Sistemas Elétricos e Instalações Gerais

Magna Engenharia Ltda.
Engs. Adejalmo F. Gazen,  Jacira E. de Oliveira, 
João P.Schleder, Mauro A. B. Vandrame, Luiz E. Piazza.


Sistema de prevenção contra incêndio

Eng. Químico Cláudio A. Hansen

 

Agronomia e Meio Ambiente

 

Eng. Agrônomo Júlio C. Volpi   


Especificações e Orçamentos

Eng. Raul Rego Faillace                      

Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais

PREMIOS E EXPOSIÇÕES

2013 - Exposição Itinerante Arquitetura Brasileira 2003-2013.  Organização Ministério das Relações E|xteriores e Escola da Cidade: HTWG Konstanz (Constance, Alemanha), IUAV (Veneza, Itália), Bauhaus (Alemanha),  Royal Danish Academy of Fine Arts (Copenhagen, Dinamarca), Escola da Cidade (São Paulo).

2012 - Seleção Brasileira para a VIII Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo- Cádiz (Espanha). Gobierno de España - Ministério de Fomento.

BIBLIOGRAFIA

MARQUES, S. M.; ARAÚJO, C. L. G. ; LUZ, M. . Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo - Arquitetura de Concursos: 1984/2006. CD - ROM 1. ed. Porto Alegre: UniRitter, 2009.

MARQUES, M. M. ; MARQUES, S. M. ; MARQUES, J. C. ; SILVA, L. F. . Moojen & Marques vence concurso de Parque Tecnológico - Parque tecnológico da CIENTEC. São Paulo: Arco Editorial, 1999 (Projeto Arquitetônico).

PREMIOS E EXPOSIÇÕES

1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999.

VII Congresso Brasileiro de Arquitetos. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Rio Centro, Rio de Janeiro - RJ. 2003.

BR + CH Encuentro. Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil.  Universidad de Chile, Santiago do Chile, 2004.

Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil - Facultad de Arquitectura de la Universidad de Palermo - FAU/UP. Buenos Aires, 2004.

 

COSU- IAB/DN. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Porto Alegre, 2005.

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001,  FAU - UNISC, Santa Cruz do Sul - RS, 2005 .

VI Bienal Internacional de Arquitetura - Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. Pavilhão da Bienal, Ibirapuera, São Paulo - SP, 2005.

I Seminário DOCOMOMO Sul - Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. UniRitter, Porto Alegre - RS, 2006.

 

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. FAU/ULBRA, Santa Maria - RS, 2011.

Exposição ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MODELAGEM, MONITORAMENTO E ACERVO_ARQUITETURA DE CONCURSOS - 1954 / 2014. FA/UFSM, Santa Maria - RS, 2016.

 

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 32258938 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA