Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC - Edificio Administração

Edifício Administrativo

 

Localização e acessos

 

O prédio localiza-se na Unidade Paisagística nº 1, constituindo-se em um elemento de transição entre a área administrativa e a industrial, sendo seu eixo transversal Leste - Oeste componente da separação física entre elas. O eixo Norte - Sul (A), ortogonal ou anterior, passa pelo ponto axial do anel principal de circulação do projeto da CIENTEC, liga a área fronteira de acesso público ao interior do Distrito através  do prédio onde são propiciadas as ligações internas e os controles, para a triagem usuários e visitantes. Os demais acessos de veículos e pedestres são produzidos pela rua paralela ao eixo (A) a Oeste, ao longo do qual implantam-se a portaria, bicicletário e estacionamentos de visitantes e funcionários.

 

Idéia do Projeto

 

Edificação compacta com dois pisos , no qual a circulação principal, solução adotada para o prédio administrativo da CIENTEC existente repete-se aqui. Em forma de rua interior propicia o maior domínio do espaço interno e a leitura imediata das diversas funções dadas no PROGRAMA DE NECESSIDADES. Está prevista uma estrutura modular de múltiplos de 10,00m x 10,00 m, 5,00m x 5,00 m e 1,25m x 1,25 m, que propicia um número apreciável de adaptações dos espaços físicos ao atual e futuras adaptações do programa de necessidades. A natureza do tema: PARQUE TECNOLÓGICO, induz a busca de soluções arquitetônicas, que utiliza elementos  construtivos, materiais e tecnologias com algum destaque em relação às normalmente utilizadas, dando ênfase no entanto, aos pressupostos locais que se vinculam às construções existentes e ao ambiente natural.

 

Estrutura

           

A estrutura principal é constituída por uma rede de pilares metálicos (10m x 10m) com seções circulares que sustenta uma cobertura também metálica sob a qual desenvolve-se o projeto. O telhado é de material isolante termo-acústico, com balanços avantajados que favorecem as condições de insolação. A estrutura intermediária (5,0m x 5,0m) é utilizada nos locais onde há pavimentos, com vigas e pilares em “I”. As lajes  dos entrepisos são moduladas em 1,25m  x 2,50m, pré-moldado. No sentido leste-oeste foram colocados dois fortes elementos estruturais do projeto, na forma de paredes que projetam-se até seu exterior com a intenção de orientar a linguagem do projeto.

 

Linguagem

 

a) A fachada do prédio voltada para o norte e parte das voltadas para leste e oeste, propositadamente foram tratadas a partir da textura do tijolo aparente e predomínio de cheio sobre vazio. Busca-se aqui, além de atender as necessidades das dependências internas, um diálogo maior com o prédio existente, fiel a mesma diretriz adotada para o relacionamento dos espaços exteriores.

b) A fachada voltada para o sul, cujo panorama é a Área de Produção de Tecnologia, adota uma linguagem fortemente influenciada pela idéia da própria tecnologia incorporada ao edifício. Facilitada pela orientação solar (sul) e a possibilidade de desfrute do panorama, sem anteparos visuais, optou-se pelo  abundante emprego de cortina transparente, tipo pele de vidro, com a estrutura de aço em evidência. A parte curva se deve ao favorecimento de proteção solar no solstício de verão e ao desfrute do panorama. Pilar de seção reduzida e cobertura com amplos balanços terminada em lâmina de pouca espessura.

c) Síntese: todas as fachadas tem em comum a estrutura principal e a cobertura que funcionam como elementos unificadores. Mudam os materiais e as texturas dos painéis.

Moacyr Moojen Marques, 1999

 


Parque Tecnológico da Região Metropolitana de Porto Alegre - CIENTEC

Projeto Classificado em 1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999

Promotor/Contratante:

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Tecnologia do Estado. Fundação de Ciências e Tecnologia - CIENTEC

PROJETO PARA O CONCURSO, 1999

 

Projeto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico

MooMAA  Moojen & Marques Arquitetos Associados Ltda.
Arqs. Moacyr Moojen Marques, Léo Ferreira da Silva,. José Carlos Marques, Sergio Moacir Marques.

 

Colaboração
Arq. Valéria Odriozola Peralta, Acad. Francine Ramil
Acad. Alessandra Delazeri, 

 

Maquete Eletrônica
Arq. Ângela Bürgel
Arq. Tiago Deferrari


Assessoria nos projetos de Engenharia e Agronomia


Sistema Viário, Sistemas Hidrosanitários, Sistemas Elétricos e Instalações Gerais

Magna Engenharia Ltda.
Engs. Adejalmo F. Gazen,  Jacira E. de Oliveira, 
João P.Schleder, Mauro A. B. Vandrame, Luiz E. Piazza.


Sistema de prevenção contra incêndio

Eng. Químico Cláudio A. Hansen

 

Agronomia e Meio Ambiente

 

Eng. Agrônomo Júlio C. Volpi   


Especificações e Orçamentos

Eng. Raul Rego Faillace                      

PROJETO PARA O “PARQUE TECNOLÓGICO CIENTEC” - CAMPUS EMPRESARIAL” 
 OUTUBRO DE 2003  À  ABRIL DE 2004

Projeto de urbanização, arquitetura das edificações, paisagismo, mobiliário urbano, comunicação visual dos elementos e espaços externos, comunicação visual dos espaços internos.

MooMAA  Moojen & Marques Arquitetos Associados Ltda.
Arqs. Moacyr Moojen Marques, José Carlos Marques,  Sergio Moacir Marques

Colaboração
Arqs. Mônica Bohrer,  Cristina Martins, Helena Bridi,  
Acad. Aline Skowronski

Maquete

Krebs Arquitetos Associados
Arq. Hilton Fagundes

Projeto de Sistema Viário 

Philos Engenharia Ltda.
Eng. Carlos Augusto Monser 

Projeto de Sistemas de energia elétrica, força e iluminação pública, sistema de drenagem e irrigação, sistema de esgotos sanitários, tratamento e deposição de resíduos sólidos, prevenção contra incêndios, sistema de comunicações, telefonia, TV, rádio, sonorização, rede de dados e fibra ótica. Projeto hidrosanitário e pluvial, elétrico e comunicações, segurança e prevenção contra incêndios, assessoria em condicionamento artificial das edificações.

SPM Engenharia Ltda.
Engs. Sérgio Schneider Moraes, Marcos Schneider, Marcelo Mansur Berny


Projeto de Estruturas 


Projeto de estrutura pré-fabricada em concreto

RG Projetos Avançados Ltda.
Engs. Renato José Borgatti Garcia, Gilberto Eugênio Bin                            

Projeto de Estruturas metálicas

Dytz Almeida  Engenharia e Arquitetura
Eng. Paulo Roberto Cunha de Almeida

BIBLIOGRAFIA

MARQUES, S. M.; ARAÚJO, C. L. G. ; LUZ, M. . Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo - Arquitetura de Concursos: 1984/2006. CD - ROM 1. ed. Porto Alegre: UniRitter, 2009.

MARQUES, M. M. ; MARQUES, S. M. ; MARQUES, J. C. ; SILVA, L. F. . Moojen & Marques vence concurso de Parque Tecnológico - Parque tecnológico da CIENTEC. São Paulo: Arco Editorial, 1999 (Projeto Arquitetônico).

PREMIOS E EXPOSIÇÕES

1° Lugar no CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA DO PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO CAMPUS DA CIENTEC, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RS, 1999.

VII Congresso Brasileiro de Arquitetos. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Rio Centro, Rio de Janeiro - RJ. 2003.

BR + CH Encuentro. Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil.  Universidad de Chile, Santiago do Chile, 2004.

Exposição Arquitectura Moderna en Sur del Brasil - Facultad de Arquitectura de la Universidad de Palermo - FAU/UP. Buenos Aires, 2004.

 

COSU- IAB/DN. Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001 . Porto Alegre, 2005.

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994 / 2001,  FAU - UNISC, Santa Cruz do Sul - RS, 2005 .

VI Bienal Internacional de Arquitetura - Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. Pavilhão da Bienal, Ibirapuera, São Paulo - SP, 2005.

I Seminário DOCOMOMO Sul - Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. UniRitter, Porto Alegre - RS, 2006.

 

Exposição Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004. FAU/ULBRA, Santa Maria - RS, 2011.

Exposição ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MODELAGEM, MONITORAMENTO E ACERVO_ARQUITETURA DE CONCURSOS - 1954 / 2014. FA/UFSM, Santa Maria - RS, 2016.

 

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 32258938 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA