Totem Impostômetro - Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre - CDL

Em agosto de 2013, foi realizada, conjuntamente com a CDL, análise de possíveis locais para implantação do totem Impostômetro, a ser implantado em Porto Alegre, por iniciativa da Camara dos Dirigentes Lojistas, através de tratativas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre - PMPA. As primeiras hipóteses de localização analisadas foram as áreas próximas ao Elevado da Conceição, junto a rodoviária de Porto Alegre e o Largo Glênio Peres. 
Simultaneamente foram consultadas empresas fornecedoras do setor, no sentido de examinar dimensões usuais de totens já construídos no espaço público, sistemas técnicos para o painel e idéia preliminar de custos. Baseado nestas informações, nas diretrizes da CDL e nas características paisagísticas do contexto, foi realizado o primeiro estudo para o Impostômetro, no largo Glênio Peres, na forma de duas variantes.

Posteriormente, em março de 2014, face a diretrizes da PMPA, o sistema construtivo da base do totem, proposto originalmente em concreto armado, foi alterado para aço patinável e novo estudo foi encaminhado à CDL. 

Segundo novas diretrizes da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, feitas à CDL, surgiu a orientação de mudar a posição inicial do totem, e ajustar suas dimensões totais. Novo estudo foi encaminhado, diretamente pela CDL, baseado nos estudos anteriores, com nosso acompanhamento, reposicionando o totem para mais próximo do Chalé da Praça XV.

Posteriormente, tendo a PMPA redirecionado a localização do  totem para o canteiro central Avenida Alberto Bins, junto a Rua Dr. Flores, um quarto estudo foi encaminhado à PMPA nas mesmas condições que o anterior. Finalmente. consolidadando a localização do totem, nesta posição, a PMPA fixou diretrizes para as dimensões do totem, através de diagrama volumétrico a partir das quais foi projetada a quinta versão do Impostômetro, considerando as novas condições de implantação e aspectos paisgísticos do local, bem como o retrospecto de conceitos estabelecido nas versões anteriores. Mudanças na politica de gestão da CDL, no entanto, acabaram por adiar a implantação do totem.

 

Totem Impostômetro 

Contratante:

Camara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre - CDL

Local: Av. Alberto Bins com Rua Dr. Flores -  Porto Alegre -

Data do projeto: 2013 / 2015

Arquitetura

MooMAA - Moojen & Marques Arquitetos Associados - Arq.  Sergio M. Marques e Acad. Lucas C. M. Marques

Colaboração: Arq. Cacaia Bestetti (ACDL)

Estrutura:


ABBS Engeharia

Execução

Megafront Metalurgica Ltda.

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 32258938 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA