AACRT - Associação dos Aposentados da Companhia Rio Grandense de Telecomunicações

CONCURSO RESTRITO DE ANTEPROJETOS DE ARQUITETURA PARA A NOVA SEDE DA AACRT – ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE TELECOMUNICAÇÕES

 

 

Finalizado o julgamento do Concurso Restrito de Anteprojetos de Arquitetura para a Nova Sede da AACRT – Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações, organizado em duas etapas, foi indicado o projeto da Moojen & Marques Arquitetos Associados, em primeiro lugar; Emil Bered, Valter Bered e Maria Helena Bered em segundo e Valdir Belém em terceiro. O concurso, iniciado em 2007 com dezesseis escritórios de arquitetura convidados, previa a classificação de quatro projetos para ajustes, desenvolvimento e defesa diante do júri em uma segunda etapa, realizada em de Maio de 2008. A Sede será construída na Rua Ramiro D’Ávila, no Bairro Azenha em Porto Alegre.

O partido, do projeto classificado em primeiro, obedece a idéia de base e torre, sugerido pela legislação, com esta última ligada do chão ao topo, passando pela primeira, a qual adquire a forma de pórtico, com 6,50 de altura (altura da base, 4,00m, acrescida de 2,00m permitida por lei, no caso de platibandas ou telhados, somando-se 50 cm abaixo do RN). O Programa, atendido pelo projeto, envolve estacionamento em dois sub-solos, no pavimento térreo, lojas abrindo diretamente para o espaço público, resolvidas em três níveis, e acesso à hall polivalente que dá acesso aos pavimentos superiores e dependências gerenciadas pela AACRT e franqueadas ao público. Bar, Restaurante, Sala de Eventos, Auditório para duzentas pessoas, área de lazer e coffe-break com churrasqueira fechada e pátios foram resolvidos de forma a funcionar interligados entre si ou independentemente. Os segundo e terceiro pavimentos abrigam dependências exclusivas da AACRT, tais como Sala de Jogos, Biblioteca, Web-espace, Sala de Reuniões, Administração, Presidência e Memorial. Do quarto ao oitavo pavimentos tipo, espaços profissionais que podem ser divididos de uma à seis salas moduláveis. O nono pavimento tem organização diferenciada, com terraços para as salas profissionais. No terreno de 1.379,20 m², a área projetada de 6.271,14 m² faz aproveitamento máximo do potencial construtivo determinado pelo regime urbanístico do plano diretor, o que parece ser adequado, pela percepção dos arquitetos, para o tecido de renovação dessa parte do Bairro Azenha.

Está prevista a possibilidade de adoção de estrutura pré-fabricada em concreto inteiramente modulado em 5,00m x 5,00m e 1,25m x 1,25m, utilizando-se vigas e lajes de 10,00m e 5,00m. Lajes padrão Premold, tipo Laje Plana Leve (LPL), com face inferior pré-fabricada e complementação estrutural in loco, e isopor incorporado, permitindo paredes em qualquer posição̕, sem vigas intermediárias. Na cobertura do auditório estão previstas telhas de concreto pré-fabricado Premold (v.43) que dispensam estrutura intermediária de sustentação, além de propiciar recursos como domus de iluminação e/ou ventilação.

O projeto, conforme a descrição acima procurou articular as questões dimensionais, estruturais, construtivas e programáticas, de forma a equacionar a organização de um edifício multi-uso, com atividades distintas, em uma mesma prumada, de maneira flexível e funcional, com o caráter arquitetônico adequado ao prestígio da Associação de Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações.

 

Sergio M. Marques, 2008

CONCURSO RESTRITO DE ANTEPROJETOS DE ARQUITETURA PARA A NOVA SEDE DA AACRT – ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE TELECOMUNICAÇÕES

1° Lugar Moojen & Marques AA,

2° Arquitetos Emil Bered, Vakter Bered e Maria Helena Bered,

3 ° Arq. Valdir Belém.

 

Equipe

 

Arquitetura:

 

Moojen & Marques Arquitetos Associados

Arqs. Moacyr Moojen Marques, Sergio M. Marques, José Carlos Marques + Arq. Cláudio Ferraro

Colaboração: Arq. Monica L. Boher, Acads. Betina Cornetet, Karla Roman, Leonardo Dallanora, Valentina Marques, Camila Thiesen

 

Estrutura:

 

Construtora PREMOLD - Eng. George S. de Souza

 

Orçamento:

 

Eng. Marco Aurélio Gonçalves

 

Conforto:

 

Eng. Cesar Costa

 

Comissão Organizadora e Julgadora do Concurso:

 

 Da AACRT:

 

Sr. Jaime Souza De Marco - Conselho de Administração

Srª. Eva Beatriz Teixeira Corrêa - Conselho de Administração

Sr. Paulo Roberto Cavagni Pecker - Conselho Fiscal

Sr. Nildo Machado da Silva – Diretoria

 

 Representantes das Entidades:

 

Arq. José Carlos Pereira da Rosa – CREA-RS

Arq. Ivânio Sanguinetti – SINDUSCON-RS

Sr. Ary Bortolotto – Presidente ANAPOA (Associação Nova Azenha)

Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais
Mostrar mais

BIBLIOGRAFIA

MARQUES, M. M. ; MARQUES, S. M. ; MARQUES, J. C. ; BOHRER, M. L. . Concurso Restrito de Anteprojetos de Arquitetura para a Nova Sede da AACRT ? Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações. São Paulo: Vitruvius, 2009 (Projeto Arquitetônico).

MARQUES, S. M.; MOOJEN, M. ; MARQUES, J. C. ; BOHRER, M. L. . Moojen & Marques vence concurso da AACRT (Projeto Arquitetônico). São Paulo: Arco Editorial, 2008 (Projeto Arquitetônico).

PREMIOS E EXPOSIÇÕES

2008

1° Lugar Concurso de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede da Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Tele comunicações - AACRT, Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Tele comunicações - AACRT

 

LINKS

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.099/2950

 

Mostrar mais
Mostrar mais

© 2018 Sergio M. Marques | Wix.com

+55 51 32258938 | moomaa.arq@gmail.com

  • Facebook - MooMAA
  • Instagram - MooMAA