Exposição FAM

Evento Oficial do XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos - Espaço e Democracia
A exposição FAM, está organizada em quatro partes: A primeira, denominada "O Principio dos princípios", envolvendo os painéis de um a quatorze, apresenta a produção inicial de cada arquiteto onde se delineam as vocações individuais, enquanto que manifestam-se os primeiros princípios de arquitetura e urbanismo que posteriormente convergiriam no Edifício FAM. Tanto pela vocação da "coisa" pública, quanto do produto do ofício consistente, principalmente no "Projeto para um Bairro de duzentos mil Habitantes" do Plano Paiva, arma-se a cena para a Arquitetura Moderna Brasileira no Sul.
A segunda parte, denominada "O corolário reunido", ocupando os painéis de quinze a vinte e dois, apresenta o momento inaugural de associação de ideias e estilos, através dos projetos urbanísticos e arquitetônicos realizados para a Petrobrás, entre 1962 e 1969, onde as bases de uma certa maneira de fazer Arquitetura Moderna Brasileira, se alicerçou.
A terceira parte, denominada "FAM - Por uma Arquitetura Hereditária", coloca em evidencia, através do Edifício FAM (pequena unidade habitacional construída no Aterro da Praia de Belas, a partir das diretrizes do Plano Paiva), os princípios de arquitetura moderna fomentados pelos três arquitetos e amadurecidos na REFAP e TEDUT (contemporâneos ao FAM) cuja herança, revela e fundamenta relações consistentes de forma e conteúdo na Arquitetura Moderna Brasileira no Sul.
Por fim, em "Fayet, Araújo & Moojen", obras relevantes, que marcam a trajetória dos três arquitetos em conjunto ou separados, a partir dos anos 1970, abrindo outro capítulo dos caminhos do Movimento Moderno.A divulgação deste acervo contribui para resgatar a memória da Arquitetura Moderna no sul do país, contextualizar o acervo como proposta didática e multiplicadora, promovendo o debate sobre o repertório da cultura arquitetônica.
Serão expostos 30 painéis fotográficos com as obras do acervo da tríade de arquitetos modernos do RS: FAM (Fayet, Araujo e Moojen). Além de trabalhos acadêmicos desenvolvidos na Disciplina Arquitetura Moderna e Contemporânea Brasileira (2018/2 e 2019/1) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos com a síntese das pesquisas sobre as obras destes arquitetos.
Sergio Marques, 2019
PROGRAMAÇÃO da EXPOSIÇÃO durante o XXI CBA
DURAÇÃO: 09 a 11, 15 a 17 de outubro de 2019, das 8:00h às 22:00h
LOCAL: Espaço Luis Fernando Verissimo – UNISINOS Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa vista - Porto Alegre
ABERTURA EXPO FAM
Abertura e homenagens: 10/10/2019 às 17:30 hs
Espaço Luis Fernando Verissimo – UNISINOS Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa vista - Porto Alegre
In Memorian: O Arq. Moacyr Moojen Marques faleceu no dia 11 de outubro de 2019, na noite de inauguração da exposição.


PREMIAÇÔES
As melhores Exposições de Arquitetura Brasileira - 2019
Archdaily
https://www.archdaily.com.br/br/930178/as-melhores-exposicoes-de-arquitetura-no-brasil-em-2019
LINKS
Para baixar a tese na íntegra:
http://www.unisinos.br/noticias/graduacao/exposicao-retrata-a-arquitetura-moderna-no-sul-do-pais