Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbansimo para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS, SESC e Senac

A proposta surge de uma clara vontade de compacidade e de uma organização do programa que facilite a execução do conjunto, nas duas fases que estabelece as bases do concurso. Buscando uma imagem de representatividade para as três instituições que integram o complexo, o projeto propõe para cada parte do programa, uma peça de geometria e proporções distintas das demais, de maneira que cada um dos usos especificos do conjunto, seja claramente indentificável. A edificação se concentra no sul da parcela, para proteger-se da free-way e criar uma fachada na Avenida Fernando Ferrari, como a CEASA e os edifícios próximos. Na cota + 3,00m se coloca todo o estacionamento, cujo teto, na cota + 6,00m, gera a praça do conjunto. Esta praça se concebe como uma enorme placa base, cujos circuitos, se convertem aqui em um entramado de percursos, zonas verdas, áreas pavimentadas e pequenos lagos de reserva de água, para ar condicionado e proteção contra incêndios. Sobre a praça se articulam os edifícios, atendendo a seus diversos requerimentos.
O Centro Administrativo, se formaliza como uma torre, e se coloca próximo ao acesso, para facilitar o ingresso dos trabalhadores, que são os usuários mais frequentes do complexo. Próximo à torre, e também na franja sul da parcela, se situa o Centro de Convivência que, junto com o Centro Administrativo e 24.000,00m² de estacionamento, configuram a primeira fase. Este edifício de planta quadrada e átrio central, favorece a interação de seus usuários e a relação entre exterior e interior.
Ao norte destes dois edifícios, se situam os outros dois, que correspondem à segunda fase. O Centro Educacional é um edifício com planta em forma de cruz de braços assimétricos, de forma que os distintos usos, que integram o programa, podem organizar-se de boa maneira e disfrutar de certa independência. O Centro de Eventos é um edifício de planta retangular, cuja cobertura se perfura para integrar os zenitais orientados ao sul. Entre estes zenitais se coloca a dotação de placas fotovoltáicas, à norte. Por baixo destes dois edifícios, se encontra todo o estacionamento da segunda fase, que unido ao da primeira, conforma o sócalo do conjunto.
Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbansimo para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS, SESC e Senac
Local: Porto alegre
Data do projeto: 2011
Área do terreno: 190.117,90 m2
Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo:
MooMAA - Moojen & Marques Arquitetos Associados - Arqs. Moacyr Moojen Marques, Sergio M. Marques (Porto Alegre)
AZPML Architects - Alejandro Zaera Polo (Londres - Madri, Lugano, Nova York)
Arquitecta Cecilia Obiol (Barcelona)
Arquitecta Patricia Tamayo (Barcelona)
Colaboração: Arq. Bárbara Mello, Arq. Valentina M. Marques, Acad. Débora Bernd de Assis Brasil
Estrutura:
BOMA S.L - Arquitectos Robert Brufau, Augustí Obiol & Lluíz Moya (Barcelona)
Pró Cálculo Engenharia de Estruturas - Eng. Renato José B. Garcia e Eng. Daniel Garcia de Garcia (Porto Alegre)
Instalações
JG Ingenieros S. A. (Barcelona)
OPTARE Engenharias - Eng. Marcelo Berny (Porto Alegre)









